sábado, 13 de agosto de 2011

Resenha pelo escritor Fábio Brust

Uma resenha bem bacana do Casarão, feito pelo autor do livro Agora eu Morro (logo estarei postando uma resenha do mesmo) Fábio Brust, no site http://fabiobrust.blogspot.com/

Resenha:"O Casarão" é o primeiro livro autoral publicado por Vicente Reckziegel, e conta a história de quatro amigos, Rafael (que é o narrador), Roberto, Felipe e Jonas, em relação a um suposto casarão mal-assombrado na cidade de Estrela, no Rio Grande do Sul. A história começa sem grandes introduções, com Jonas contando que havia descoberto a existência do casarão em uma estrada de chão batido que ligava a cidade ao interior. Eles sentem que o lugar tem algo de misterioso, e o livro conta todas as explorações que eles fazem a respeito, além de tudo que acontece em relação ao casarão.

Quando vi o livro pela primeira vez, confesso que não o levei muito a sério. É um livro pequeno, com apenas 140 páginas, e uma capa que não dá muito a entender o clima relativamente sombrio que permeia a narrativa. Também achei que o fato de a história não ser realmente introduzida poderia prejudicá-la. Ledo engano.

Quem sabe o próprio fato de a história já começar com acontecimentos tenha me fisgado de verdade. Achei que as poucas páginas poderiam fazer com que o livro fosse contado muito rapidamente, mas também me enganei nesse sentido. A história dá tudo de si e agrada. Muito.

Os acontecimentos nela narrados a princípio me lembraram do filme "A Casa Monstro". Há um local amaldiçoado e há "crianças" (no livro de Vicente, são adolescentes já com 14 anos) que buscam compreender o que se passa nesse misterioso lugar. Por mais que eu tenha gostado do filme, sempre achei que ele precisava de um pouco mais de obscuridade, e deveria ser transformado em uma tragédia. "O Casarão" é um livro que atende a esse meu desejo. É um livro que começa simples e pacato, mas que vai aumentando de intensidade e causa momentos de grande temor no leitor, ou, pelo menos, uma agonia esquisita. Parece que todo o livro se arma para alcançar o clímax final, muito bom, por sinal. A tensão vai aumentando e explode em momentos sinistros e aterrorizantes.

Essa é uma ótima história para qualquer pessoa que já tenha tido uma casa mal-assombrada em sua infância, e também às que não tiveram. Casas mal-assombradas existem em todos os lados. Ou, pelo menos, casas que supostamente são mal-assombradas. Eu também tive uma dessas em minha infância (e imagino que Vicente deve ter tido uma, também - talvez uma casa exatamente igual à que narrou em seu livro, levando-se em conta que ele mora na cidade em que a história se passa), e ler um livro que conta histórias desse tom, envolvendo algo tão emblemático, é fantástico.

Talvez dois pontos que poderiam ser melhorados no livro são a mulher chamada Abigail e as origens do casarão. Apesar de tudo que acontece, não há um real motivo para que as coisas acontecessem, além do fato de haver algo diabólico presente na casa. Abigail poderia acrescentar principalmente nesse sentido. Seria a velha senhora que sabe muitas coisas sobre o lugar e instrui Rafael, o narrador e protagonista, a respeito dos perigos que nele existem. Talvez, também, se pudesse dar uma emoção ainda maior ao clímax, que ficou ligeiramente superficial em momentos como a queda de Joana de uma escada e, em específico, o que acontece com Jonas.

Os personagens são bem construídos, e cada um deles tem um papel específico na história - além de praticamente todos interpretarem os estereótipos de uma escola e os adolescentes prestes a saírem do ensino fundamental. De uma forma ou de outra, é uma história que também envolve nostalgia, com preocupações e acontecimentos que preocupam a todos nesses momentos de suas vidas. A escolha de protagonistas nessa faixa etária não poderia ser mais feliz. A narrativa, também, é ótima e convence inteiramente. Narrado em primeira pessoa, o livro é capaz de passar ao leitor emoções que não conseguiriam ser transmitidas se ele fosse contado em terceira. Mais um ponto positivo à obra.

Por fim, resta dizer que todo o livro é ótimo e, se há o que ser melhorado, são pontos que não influem tão diretamente assim em seu andamento. É uma pena que eu só tenha conseguido conhecer o livro através do autor. "O Casarão" é ótimo, e merecia, com toda a certeza, ser conhecido por todos que já passaram pela infância e por pelo menos uma casa abandonada, e toda a aura que elas são capazes de ter. E tenho certeza que essas pessoas não são poucas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário