quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

John Lennon

Hoje gostaria de fazer uma postagem diferente.
Há exatos 30 anos, na noite de 8 de Dezembro de 1980, era assassinado um dos maiores artistas de todos os tempos, um eterno rebelde na sua adolescência, criador da maior banda de todos os tempos, e um pacifista durante sua carreira solo.
John Lennon foi, é, e sempre será um Icone para todas as gerações. Não há quem não se emocione com músicas como Mother, Imagine, Happy Xmas(War Is Over), All I Need is Love e Strawberry Fields Forever, entre tantas outras.
Para "comemorar" a data e a eterna lembrança dele, indico duas biografias da Época dos Beatles, A Vida dos Beatles - Única Biografia Ofical (Hunter Davies), de 1968, e The Beatles - A Biografia, de Bob Spitz.
A Primeira, que eu realmente conseguir ler toda, justamente por ser uma biografia autorizada, não se aprofunda em maiores detalhes mais sórdidos da banda, sendo somente um grande apanhado da infância e adolescência dos Fab Four, e de todos que fizeram parte da vida deles, como Brian  Epstein e George Martin, além do início da banda, até o princípio de 1968. É uma leitura prazeirosa, mas que te deixa com um gosto de quero mais.
Já o livro de Bob Spitz, que infelizmente consegui ler somente algumas partes específicas (e nunca consegui encontrar para comprar pela região), é muito mais completo, resultado de anos de pesquisas e entrevistas realizadas. É também muito mais "humano", por mostrar muitas vezes o lado não glamuroso do quarteto de Liverpool. 
Quem gosta, ou quer aprender a gostar, deveria conhecer, tanto os livros, mas principalmente a música de John Lennon, e talvez entenda o fascinio que um único ser humano provoca em milhões de pessoas no mundo inteiro.

"Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo, então, será como um só"


Nenhum comentário:

Postar um comentário