sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Resenha por Yvis Tomazini

Resenha no blog http://acanetaselvagem.blogspot.com/

“RESENHA” de O Casarão

Contudo, agora que o li, tenho como responsabilidade dar o aval da obra, não é?
Não sou um resenhista, sou um aspirante a escritor (and that's what i do!). E embora, muitos consigam conciliar as duas coisas, eu não me sinto muito lá a vontade. Daí o motivo das aspas na palavra "resenha". Acontece que eu gostei bastante de "O Casarão", e sendo assim, comentá-lo foi um exercício prazeroso.
___________________________
O Casarão por Vicente Reckziegel




"Assim que terminou de contar sua história, Jonas olhou para nós e o que viu foram três rostos assustados, as bocas abertas e olhos arregalados como numa caricatura. Acho que, ao olhar para nós, Jonas acabou também por se assustar. O primeiro que decidiu terminar com aquele silêncio foi Roberto." ... (Trecho de um capitulo mais adiante.)

Vicente Reckziegel já inicia o texto nos envolvendo em uma acolhedora nostalgia. A voz em primeira pessoa começa apresentando os quatro personagens principais. Sendo, obviamente, o narrador um daqueles quatro amigos. A espontaneidade que um ofende o outro para em seguida fazer uma piada, torna aquelas relações bastante criveis e orgânicas. O ‘Quarteto Fantástico’, no auge dos seus quatorze anos, vive aquele tempestuoso e (prazeroso ao se lembrar) momento de amadurecimento. A infância se foi, mas a vida adulta ainda é uma miragem na distância. Os quatro garotos são bem distintos um do outro, e muito provavelmente o leitor vai se identificar com um deles, ou imaginar o rosto de seus amigos ali.
Não que eu tenha feito isso.
Ok, admito, foi um pouco inevitável.
Mas é aí que mora o perigo. Aquela sensação de conforto e segurança vai derretendo ao decorrer das páginas, e então percebemos a que o livro veio.
E então você perceberá que é tarde demais. Uma porta se fechou atrás de você. O único caminho a seguir é avante. Você quer terminar o livro.


O livro aposta na curiosidade que ele gera. Ao pegá-lo, notará que a sinopse quase nada revela a respeito da trama. Tudo que se sabe é que quatro garotos vão meter o nariz, onde não lhes foi chamado. E que algo vai acontecer.
Mas...
Algo, “ o que?”. (Entenderam?)
É mérito também da narrativa fluida, que o livro consiga administrar esta curiosidade que ele gerou. Eu não me desapontei. Ao contrário disso, me surpreendi com a atmosfera próxima ao final MUITO diferente daquela mostrada na apresentação.
Bom... mas, como já dizia a frase do dia do Orkut: “Quem fala muito, dá bom dia a cavalo.”
Pararei por aqui antes que revele mais do que devia.
Só me resta aconselhar a leitura de "O Casarão" e parabenizar o autor Vicente Reckziegel. (É muito reconfortante ver um autor da minha geração fazendo seu trabalho bem feito.)
Link do autor, caso queiram adquirir um exemplar.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Resenha por Jordana Silva

Resenha publicada no site http://www.feedyourhead.com.br

Resenha: O Casarão (Vicente Reckziegel)

Hello Everybody! Em comemoração ao Dia das Bruxas, a resenha de hoje é sobre um livro de suspense/terror, nacional e que está super recomendado por mim. A resenha de hoje é do livro "O Casarão". Então, o que você prefere: Doces ou Travessuras?

Sinopse - O Casarão - Vicente Reckziegel

“A curiosidade pode ser o maior bem do ser humano, mas também pode ser sua perdição. Trata-se de uma história de amizade entre quatro adolescentes inseparáveis, que em busca de uma aventura acabam por encontrar um lugar visível somente a eles. Um local que aos poucos vai transformando e distorcendo suas mentes até ocasionar em uma tragédia. Ambientada na década de 80, mostra o universo da adolescência naquela época, permeada pelo terror de um casarão, que esconde forças ocultas há séculos. Aqui não existe Deus ou Diabo, há somente “O Casarão”.

Nem sei como começar essa resenha, aliás, quando gosto muito de um livro eu sinto uma imensa dificuldade em falar dele. Não sei, deve ser por que quero falar tanta coisa que acabo me perdendo na minha própria ordem de pensamentos.

Enfim, O Casarão chegou até mim através de um book tour organizado pelo próprio autor, Vicente Reckziegel. Confesso que não tinha muitas expectativas em relação a essa obra, pois na época em que me inscrevi para o BT eu estava lendo tudo que fosse de autor nacional que aparecia na minha frente. Acabei esquecendo o BT de O Casarão porque o autor falou que quando estivesse tudo certo enviaria a lista dos participantes e a ordem de leitura. Acabou que o livro chegou inesperadamente pra mim e por conta das minhas prioridades de leitura com as parcerias ele ficou parado por quase dois meses... eu sei... eu sei... #shameonme, mas foi isso mesmo que aconteceu como eu era a ultima teria que reenviar para o autor ou para a pessoa que fosse sorteada, nesse caso ele iria sortear o exemplar entre os participantes. 

Vamos deixar de bla bla bla e iniciar de fato os comentários acerca deste suspense sensacional que é “O Casarão”. A estória se passa nos anos 80 e conta a historia de 4 adolescentes com idades em torno de 14 anos quando tudo aconteceu. Jonas, um dos 4 garotos ouve dos avós uma historia sobre um velho casarão assombrado e resolve contar para os outros três amigos: Felipe, Roberto e Rafael, que logo se animam em ir comprovar a veracidade da historia. Como em cidade pequena não se tem muito que fazer, a curiosidade dos meninos os fez acreditarem que iriam vivenciar uma grande aventura. Uma aventura infernal que mudará pra sempre a história de Estrela (cidade em que tudo acontece). Os personagens são muito bem construídos e totalmente verossímeis. Os 4 amigos tem personalidades completamente diferentes, o que faz com que cada um tenha uma participação essencial na historia sem ofuscar o outro. 

Em minha opinião a história não deixou pontas soltas e o suspense se estendeu literalmente até a última página. Da mesma forma que o casarão amedronta os meninos ele os atrai de forma incrível, chegando a fazer com que os meninos sonhem ou tenham pesadelos e até ouçam vozes. Detalhe: O casarão não é visto por todo mundo. 

"Foi nesse instante que a avistamos. Assim que a vi sabia, sem nenhuma dúvida, que era ela. Não me pergunte como ou porquê. Eu simplesmente sabia. Era como se uma voz no interior da minha mente dissesse ‘está ai, divirta-se!’ E notei que todos tivemos essa mesma sensação, pois ao olhar ao meu redor, vi que Roberto e Felipe também olhavam fixamente para ela." página 20

O livro é narrado em primeira pessoa, com uma linguagem de fácil compreensão, apesar de às vezes o ponto de vista mudar e nos deixar um pouco confusos, pois a maior parte do livro é narrada mesmo por Rafael, vinte anos após a tragédia que mudou a sua vida. 

São 142 páginas de puro suspense, e eu confesso que, superou E MUITO as minhas expectativas, pois eu nunca imaginei alguém conseguir colocar terror em tão poucas páginas. Um ponto positivo para o autor é que ele é bem sucinto sem deixar a historia acelerada demais. Todos os acontecimentos que envolvem os jovens desde o primeiro momento em que eles adentram o terreno do Casarão são dados de forma gradual, mas sem enrolação, com um timing perfeito. Tudo acontece exatamente na hora certa. 
 
Vicente tem mesmo o dom para escrever suspense, o que é raro hoje em dia na literatura brasileira. O que inicialmente parece uma historia clichê de 4 adolescentes entrando numa casa mal assombrada torna-se perturbador e chocante quando vamos aos poucos descobrindo que o que existe na casa não é nada daquelas criaturas sobrenaturais a que estamos habituados a ver todos os dias como os vampiros, lobisomens e fantasmas, e sim uma “coisa” muito mais poderosa e capaz de controlar até mesmo os sonhos das pessoas. O que me fez gostar ainda mais do livro, pois a meu ver, causa no leitor uma espécie de incomodo e uma aflição tão grande, pelo menos em mim causou até a aceleração dos meus batimentos cardíacos...rs 

Sério, faltando umas 40 páginas para concluir a leitura eu fechei o livro, pois estava lendo de madrugada numa noite insone mas não tive coragem e deixei pra terminar no outro dia, de manhã...rs. Não sei se é porque acredito muito que de fato podem existir coisas deste tipo, no caso da possessão demoníaca e casas assombradas. (Sim, eu acredito em casas assombradas, experiencia propria.)

É lamentável o fato de os autores nacionais serem tão pouco valorizados aqui, só conheci "O Casarão" pelo skoob e por acaso. Reckziegel escreve muito bem e merece ser reconhecido. Com certeza eu indico “O Casarão” pra todo mundo que assim como eu, é fã do gênero.